Como funciona nossa EBD

janeiro 24, 2019

Sempre que divulgo informações sobre as aulas de nossa escola bíblica dominical recebo várias mensagens de pessoas pedindo explicações sobre como organizamos tudo. Geralmente querem saber como separamos as turmas, escolhemos os temas e fazemos tudo funcionar. Nesse post quero explicar de forma simples e direta como nossa EBD acontece e tudo que é necessário para mantê-la. Você perceberá que é algo simples que fazemos por aqui, mas é importante lembrar que cada igreja deve atuar conforme sua realidade e contexto, principalmente em relação a número de membros, professores e estrutura física.

Vou usar algumas perguntas para organizar minha apresentação. Assim você poderá entender melhor os pontos específicos da nossa EBD.

Qual o nosso objetivo?

Nossa EBD acontece com o objetivo de oferecer aos nossos membros um conhecimento básico/intermediário e abrangente da Bíblia e das principais áreas da teologia. Queremos equipar nossa membresia com uma boa base doutrinária que resulte num viver mais santo e piedoso. Temos como meta oferecer um conteúdo digno de um bom curso básico de teologia como em um seminário.

Como escolhemos os temas e separamos as turmas?

Escolhemos fazer da nossa EBD uma local para o estudo das diversas áreas da teologia sistemática e outras disciplinas da formação teológica. Não trabalhamos com temas avulsos em nosso currículo normal, apenas com cada disciplina e suas respectivas aulas. Pelo número de membros começamos com 4 disciplinas com um período semestral de aulas. São então 4 turmas diferentes acontecendo ao mesmo tempo no domingo, uma para cada disciplinas. A ideia é que o membro possa fazer as 4 disciplinas em 2 anos, já que cada uma dura 1 semestre. Durante esse período bienal a disciplina se repete 4 vezes, mas os membros mudam de turma, fazendo o rodízio até completarem as 4 disciplinas e concluírem o currículo de 2 anos.

No primeiro currículo bienal oferecemos essas 4 disciplinas:

  • Doutrina de Deus
  • Cristologia
  • Soteriologia
  • Doutrina do Pecado

No segundo currículo bienal:

  • Doutrina da igreja
  • Doutrina do Espírito Santo
  • Antropologia
  • Escatologia

Estamos iniciando agora o terceiro currículo bienal com:

  • Panorama e teologia do Antigo Testamento
  • Panorama e teologia do Novo Testamento
  • Como Estudar a Bíblia (hermenêutica)
  • Cosmovisão Cristã

Além dessas 4 disciplinas, hoje temos uma turma rápida para os que desejam se tornar membros, um turma sobre as bases da fé cristã para novos convertidos e um turma como esse mesmo conteúdo para adolescentes. São ao todo 6 turmas normais e 1 para novos membros.

Como escolhemos os professores?

Nossos professores são escolhidos com base em três critérios: (1) vida cristã; (2) conhecimento bíblico- teológico; (3) capacidade de ensino. Claro que não somos tão exigentes, mas prezamos por essas características. Graças a Deus temos sido abençoado com bons professores, o que nos possibilita ter todas essas turmas funcionando. O número de bons professores deve limitar o número de turmas. Ter um professor não capacitado gera malefícios para a EBD e igreja, como o falso ensino e o desinteresse dos membros.

Em cada turma temos 2 professores, um titular e um auxiliar. Escolhemos como titular um professor mais experiente, enquanto o auxiliar, geralmente, está ali para aprender e ganhar experiência, dividindo algumas aulas com o professor titular. Damos liberdade para os professores se revezarem nas aulas. Outro motivo para 2 professores é para que um posso cobrir o outro em caso de falta. Assim a turma não fica sem aula. É importante dizer que ao final de cada semestre avaliamos o professor junto aos alunos para dar um Feedback ao mesmo. Você pode encontrar a melhor forma para fazer isso.

Como tudo é organizado?

Nossa organização começa com os pastores e presbíteros. Eles são os responsáveis por definir os temas das disciplinas e convidar os professores. Após isso uma reunião é feita com todos os professores para que as disciplinas sejam divididas. Tentamos dar liberdade para os professores escolherem ao mesmo tempo que fazemos alguns direcionamentos. Cada professor, então, com sua disciplina específica, fica responsável por fazer seu plano de aulas e indicar uma bibliografia. Abaixo você encontra a ementa da minha disciplina para esse novo currículo.

A figura da secretária da EBD é fundamental em nossa igreja. Ela organiza todas as informações passadas pelos professores e, com ajuda do pessoal do design, divulga tudo para a igreja. No início de cada semestre temos o período de matrículas e os membros escolhem suas turmas. Limitamos o número de cada uma de acordo com nossa membresia e frequência aos cultos. A secretária fica responsável por toda a organização ao longo do semestre, cuidando da comunicação com os professores, chamadas e auxílio aos membros.

Quando acontece nossa EBD?

Nossa EBD funciona a tarde antes do culto. Nosso culto de adoração começa às 18h30 e a EBD, mais cedo, as 17h. Ela encerra às 18h e temos um tempo de meia hora entre EBD e culto para a comunhão dos irmãos aqui na igreja. Transferimos a EBD da manhã para a tarde para facilitar a vida dos irmãos que moram longe da igreja, fazendo com que eles precisem se deslocar até aqui somente uma vez no domingo. Vir pela manhã e voltar a tarde era pesado demais.

É isso que estamos fazendo por aqui. Espero que esse resumo sobre nossa EBD possa ajudar sua igreja em alguma coisa. Use essas ideias de forma adaptada a sua realidade e seja criativo para fazer o melhor pela sua membresia. Que Deus abençoe você e seu igreja!

Pedro Pamplona

 

Lições de Ipiranga

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *